História

O Passo Fundo antes de 1986 se chamava Grêmio Esportivo Recreativo 14 de Julho, que foi fundado no dia 27 de junho de 1921. Suas cores eram branco e vermelho.
O clube foi campeão de Passo Fundo no ano do centenário da cidade, em 1957 e campeão da segundona gaúcha em 1968. Em 1986 após uma fundição com o gaúcho passou a se chamar Esporte Clube Passo Fundo.
O Passo Fundo foi fundado em 10 de janeiro de 1986, resultante da fusão dos dois clubes da cidade de Passo Fundo: o 14 de Julho e o Gaúcho. Naquele ano o Passo Fundo conquistou o segunda divisão do campeonato gaúcho e consegui o acesso mesmo enfrentando inúmeros problemas financeiros.
Durante muitos anos o clube usou o verde em seu uniforme e em 2003 aboliu a cor.
No ano de 2006, no aniversário de 20 anos, o Passo Fundo não conseguiu realizar um bom Campeonato Gaúcho e foi rebaixado para segunda divisão. A equipe teve também um mau desempenho na Copa Emídio Perondi.
A crise financeira e a falta de perspectivas deixaram o Passo Fundo de fora da disputa da série B do Gauchão em 2007. Com o departamento de futebol profissional fechado, o clube focou seu trabalho nas categorias de base e buscou reestruturar-se financeiramente.
Em 2008, além da volta da cor verde no uniforme do Passo Fundo, a diretoria contratou o ex-zagueiro uruguaio Atílio Ancheta como treinador, fez contratações e promoveu alguns juniores para buscar a volta à elite do futebol gaúcho.
Com desempenho abaixo do esperado, Ancheta é mandado embora e para o seu lugar Joubert Pereira é contratado, visando retomar o tempo perdido e conseguir bons resultados na série B do Gauchão 2008.
No segundo semestre de 2008, o clube obtém a primeira vitória sobre um adversário da dupla Grenal, derrotando o Grêmio por 1x0, em Eldorado do Sul, pela Copa Lupi Martins. O gol foi anotado pelo meia Teilor, em cobrança de falta.
Em 2009, o clube não disputou competições oficiais na categoria profissional, porém prepara o retorno aos gramados na temporada 2010. Contratou o veterano treinador Paulo Sérgio Poletto para dirigir a equipe no série B do Gauchão. Poletto comandou o Passo Fundo na conquista do título dessa mesma competição em 1986.
Em 2010 disputando a segundona do gauchão, sem obter sucesso nas primeiras partidas, o técnico Sérgio Poletto acabou afastado do clube após inúmeras derrotas que vinha acontecendo desde as partidas amistosas que o clube fazia em sua pré-temporada. O novo técnico do Passo Fundo viria a ser Bebeto Rosa, que apesar de não estrear com vitória, com o tempo adaptou um estilo de jogo aguerrido ao time. O Passo Fundo chega na Terceira Fase da segundona e acaba não se classificando para o quadrangular final.
Em 2012, após remontar todo o grupo de profissionais, apostando alto no investimento e nas categorias de base, a equipe disputa novamente o longo campeonato da Divisão de Acesso do Futebol Gaúcho. Na última partida do quadrangular final, disputada em Bento Gonçalves no dia 22 de Julho, o Passo Fundo conseguiu seu acesso à Primeira Divisão Estadual na vitória conquistada sobre o Esportivo pelo placar de 1x0 (gol do zagueiro Gláuber), aliado à derrota da equipe do União Frederiquense para o Guarany de Camaquã. Depois de seis anos, o Esporte Clube Passo Fundo, comandado pelo técnico Ricardo Attolini, retorna à elite do Gauchão no ano de 2013.